SBAC de 1967 a 2017, rumo ao futuro

Carta do Presidente/Letter from the President

 carta-presidente

SBAC de 1967 a 2017, rumo ao futuro

 

Estamos encerrando mais um ano, o ano do cinquentenário da SBAC. No dia 28 de novembro recente, há exatamente 50 anos depois da fundação, realizamos um jantar de confraternização com a participação de autoridades, parceiros, fornecedores e funcionários. Nesta ocasião foram homenageados, merecidamente, os ex-presidentes da SBAC e os funcionários com mais de 20 anos trabalhando na Sociedade. O que a SBAC é hoje, uma pujante sociedade científica, deve-se às inúmeras pessoas que souberam com carinho, competência, coragem e dedicação, construir um ambiente científico respeitado e dinâmico.

Temos uma bela história para contar: farmacêuticos idealistas dedicados às análises clínicas buscavam um espaço para se reunirem e desenvolverem cientificamente o setor; não o encontrando, resolveram criá-lo fundando a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, com o objetivo precípuo de desenvolver as análises clínicas em suas diversas especialidades e também apoiar os laboratórios clínicos frente às questões de natureza política e econômica.

Desde então, ao longo destes 50 anos, a atividade científica, a incessante busca pela qualidade e o trabalho árduo na defesa dos laboratórios tornaram a Sociedade cada vez mais forte, hoje com 3.600 associados.

A importância nacional e internacional é marcante, a SBAC é uma das entidades fundadoras da Confederação Latino-americana de Química Clínica – Colabiocli, Membro da Federação Internacional de Química Clínica – IFCC, Fundadora da Organização Nacional de Acreditação – ONA, Mantenedora do Comitê Brasileiro de Análises Clínicas – ABNT/CB-36 e várias outras afiliações.

A SBAC, ao longo da sua existência, marcou a sua presença com inúmeras realizações que constituem um legado digno de registro:

– 44 congressos brasileiros de análises clínicas, realizados em vários estados;

– 80 concursos para a concessão do Título de Especialista em Análises Clínicas – TEAC, também realizados em vários estados;

– 49 edições da Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC, hoje em meio eletrônico e disponível para toda a comunidade;

– 12 cursos de pós-graduação em análises clínicas e gestão;

– 350 laboratórios acreditados pelo Sistema Nacional de Acreditação – SNA, que é uma unidade mantida pela SBAC;

– 5.500 laboratórios participantes do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ, também unidade mantida pela SBAC;

– Mais de 20.000 profissionais participantes de cursos de atualização, sem contar os cursos realizados em congressos;

Estamos conscientes que fizemos muito em prol das análises clínicas e dos analistas clínicos, mas entendemos que podemos e devemos fazer muito mais.

No ano de 2017, implantamos mudanças estruturais com o objetivo de preparar a Sociedade para enfrentar os desafios do mundo atual, capacitada para utilizar as ferramentas atuais para a difusão do conhecimento:

– Reestruturação financeira e regularização dos impostos;espaço de excelência voltado para o desenvolvimento das análises clínicas.

– Site modernizado com atualização diária;

– Acessos exclusivo aos sócios, no site;

– Nova plataforma de vídeo aulas administrada pela SBAC;

– Criação de novos serviços de consultoria nas áreas contábil e gestão;

– Canal do expositor para a promoção dos seus produtos que estarão no estande do CBAC;

Para o ano de 2018 os projetos são muitos e ousados e serão possíveis em decorrência das mudanças que foram realizadas neste ano. Vamos relatar as principais ações previstas:

– Vídeo aulas exclusivas e gratuitas para os associados;

– Curso de Gestão e Qualidade em Laboratórios Clínicos através de EAD, em parceria com o CFF, com acesso exclusivo e gratuito para os associados farmacêuticos;

– Implantação da categoria de associado empresarial para os laboratórios com vantagens em compras e consultorias gratuitas;

– Implantação de novas consultorias;

– Parceria na regulação do mercado de compras e apoio;

– Implantação de um inovador processo de comunicação digital para os laboratórios;

– Desenvolvimento do aplicativo “SBAC em suas mãos”;

As propostas e mudanças acima colocarão com certeza, a SBAC em outro patamar de modernidade, eficiência e praticidade.

Esperamos também que os nossos gestores políticos e administrativos lembrem que a saúde é um direito de todos e dever do estado, mas que tem custo e, portanto, deve ser contemplada com os recursos financeiros necessários, mas principalmente com uma gestão eficiente.

O setor está sofrendo uma situação de penúria financeira devido à não atualização dos valores de remuneração há 20 anos. Não se conhece nenhum outro setor de atividade que enfrente quadro tão dramático. Mas vamos continuar trabalhando para cumprir a nossa missão. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que os responsáveis pelas políticas de saúde façam a sua.

Estamos no final de mais um ano, e desejamos a todos os nossos associados e cidadãos Boas Festas com muita paz e a esperança de que em 2018 o nosso país reencontre o rumo do desenvolvimento, alicerçado no trabalho, honestidade e decência, com investimentos imediatos em educação e saúde, única forma de garantir que este Brasil possa ser um país do futuro.

 

 

Dr. Luiz Fernando Barcelos

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)