A pandemia de COVID-19 e os desafios futuros

The COVID-19 pandemic and the future challenges

 

Nesta época, começamos a fazer retrospectivas sobre o que ocorreu no ano, avaliando as coincidências e as divergências em relação as previsões iniciais fazendo um balanço entre acertos e erros. Neste ano assim como no ano anterior, esta prática tem demonstrado diferenças significativas porque as previsões não se cumpriram quase na sua totalidade.

Quem poderia no início do ano passado imaginar que teríamos um novo coronavírus para nos assustar causando uma doença que se transformou em pandemia atingindo países com muitos recursos financeiros e também países com cultura sofisticada.

A SBAC, sempre vigilante, criou, então, no primeiro semestre de 2020, uma Aba em seu site denominada de COVID-19, assim como lançou uma edição especial da RBAC totalmente dedicada à COVID-19 no segundo semestre.

Diante da imensa procura resolvemos então lançar este segundo número identificado como volume 53 – número 2 – 2021 – COVID-19, com 16 artigos de conteúdo primoroso.

Esperamos, com isto, atender a comunidade científica com informações atuais e relevantes.

Esta pandemia será vencida e a doença controlada, é a nossa esperança. E então a crise sanitária ficará reduzida, mas teremos que conviver com a extensão da crise financeira devido às sequelas graves atingindo a economia de todos os países. A recuperação será lenta, mas ao mesmo tempo deverá encontrar formas para a correção dos erros que ficaram evidentes no modelo social e de negócios até então utilizado.

Ainda temos muitas dúvidas desafiando o conhecimento científico sobre as doenças infecciosas devido ao comportamento deste vírus e a sua resposta imunológica ocorrendo diferentemente dos padrões esperados. Relatos mostram que muitas vezes a detecção do vírus permanece por um período superior ao esperado assim como a detecção dos anticorpos, as vezes antes do esperado e também após um tempo muito superior ao previsto.

A pandemia está antecipando muitas inovações e os Laboratórios Clínicos devem estar preparados para absorvê-las e incorporá-las em sua rotina.

A ciência promoveu uma verdadeira revolução laboratorial a partir da tecnologia do “DNA recombinante” trazendo para a saúde pública e a sociedade em geral, a possibilidade de exames laboratoriais de grande qualidade e em tempo recorde.

Aparentemente estamos num período de estabilização da doença no país e no mundo com algumas variações entre os estados e países e de forma alternada. Esperamos que mantenha um declínio otimista e com certeza já estamos nos sentindo mais seguros com o avanço da vacinação.

Enfim estamos próximos de mais um final de ano, mas não de um ano qualquer, mas do ano em que assim como no ano anterior, a sociedade enfrentou sérios prejuízos e a economia ficou extremamente abalada.

Vamos aguardar ansiosamente que a normalidade retorne, certamente em outro patamar, para que possamos desenvolver as nossas atividades e projetos, muitos deles aguardando este novo cenário.

 

Luiz Fernando Barcelos

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas