A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas completa 50 anos

Em 2017, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas completará 50 anos. Criada em 1967 com o objetivo de desenvolver a especialidade e os Laboratórios Clínicos, a SBAC vem produzindo desde então um sistema capaz de apoiar a estruturação e o aprimoramento de seus associados, servindo como referência científica e administrativa para o mercado – dentro e fora do Brasil.

Sempre sensível aos obstáculos criados pelo cenário político e econômico do país, a SBAC procura soluções para lidar com os desafios que surgem, se mantendo atuante junto aos órgãos reguladores e governo para que possamos expandir o setor. Para isso, apostamos na parceria entre profissionais de análises clínicas, representantes de sociedades, sindicatos e conselho.

Assim, o fortalecimento político do setor se tornou prioridade para a entidade, acarretando no comprometimento com importantes bandeiras – como a recomposição dos valores das tabelas de remuneração do SUS, a desoneração tributária do segmento, a abertura de linhas de crédito e a tentativa de controlar cooperativas que concorram com serviços laboratoriais. Além disso, estamos buscando alternativas para que os pequenos e médios laboratórios possam adquirir seus insumos com preços mais acessíveis.

Ao longo de sua história, a vocação para trabalhar pelo desenvolvimento do setor fez com que a SBAC dedicasse atenção especial a programas patrocinados que se tornaram essenciais para que os laboratórios clínicos pudessem abrir portas aos melhores negócios e parcerias.

Em 1976, criamos o Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ com a finalidade de pesquisar, produzir e distribuir material de controle, além de processar e avaliar resultados de desempenho dos participantes do programa. Hoje, o PNCQ oferece produtos, serviços, cursos, programas básico, avançado e de controles interno e externo da qualidade – um pacote que eleva seus participantes à categoria de melhores laboratórios do país.

Com o objetivo de certificar o sistema da qualidade dos laboratórios clínicos, a SBAC criou um Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade em 1997. Alguns anos mais tarde, o mesmo evoluiu para empresa científica de acreditação de sistemas de qualidade, o internacionalmente reconhecido Sistema Nacional de Acreditação – SNA/DICQ. Com laboratórios distribuídos em 18 estados brasileiros, o número de certificações pelo SNA/DICQ cresce continuamente devido ao diferencial que a acreditação proporciona.

Além disso, uma vez que possui como grande objetivo a capacitação, a pesquisa de alto nível e a formação de profissionais cada vez mais qualificados, a SBAC disponibiliza um ambiente no qual os profissionais de análises clínicas podem encontrar oportunidade de atualização com as últimas tecnologias. Buscamos difundir conhecimento e estamos sensíveis à realidade atual, por isso direcionamos a abordagem científica teórica através de cursos EAD sem custo para nossos associados, e também estamos incentivando cursos presenciais práticos com valores de investimento bem acessíveis.

Não podemos esquecer do nosso Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, que terá esse ano sua 44ª edição. O imperdível CBAC conta com palestrantes de renome internacional, conteúdo que passa por temas científicos atuais até gestão e discussões sobre os rumos da área.

Investindo sempre em novos conteúdos, lançamos recentemente um portal de fácil navegação, totalmente responsivo, além de um aplicativo para smartphones e tablets. Ambos estabelecem um canal de comunicação mais próximo com profissionais do setor, fornecedores e empresas da área. Além disso, a Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC, em circulação desde 1969 com conteúdo científico de alto nível, agora possui acesso livre on-line (em www.rbac.org.br).

Hoje, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas conta com mais de 12.000 sócios efetivos inscritos, e possui Regionais e Delegacias em vários estados do país. Uma das maiores vantagens em se tornar um associado SBAC é o acesso à informação científica de altíssima qualidade, além da possibilidade de obter descontos em todos os seus programas, periódicos, nacionais, congressos (internacionais, nacionais e regionais) cursos e eventos.

Deixo o convite para você que ainda não é associado para que também se torne parte de nossa história!

 

Dr. Luiz Fernando Barcelos

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)