A nova regulamentação brasileira para exames de análises clínicas

The new Brazilian regulations for laboratory tests

 

Mauren Isfer Anghebem  |  Editora-chefe

 

 

Recebido em 01/12/2023

Aprovado em 01/12/2023

DOI: 10.21877/2448-3877.202300158

 

A publicação da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº. 302, de 13 de outubro de 2005, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), foi um marco regulatório para os Laboratórios Clínicos, promovendo a valorização da qualidade dos exames laboratoriais e da estrutura física adequada para sua realização.

Em 2022, 96% da população brasileira tinha acesso a um laboratório de análises clínicas em seu município. Dos 5570 municípios brasileiros, 76% possuíam ao menos um estabelecimento cuja atividade principal era classificada como “laboratório clínico” na CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas).1 Não obstante, ao longo dos últimos anos, outros estabelecimentos não especializados passaram a realizar testes laboratoriais, principalmente motivados pela autorização de realização de “testes rápidos” para COVID-19 durante a pandemia.

A RDC 302/2005 não contemplava esta realidade. Então, depois de 18 anos, uma nova resolução é publicada com os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC), a RDC ANVISA nº 786, de 5 de maio de 2023.

A RDC 786/2023, entrou em vigor em 1º de agosto de 2023 e, poucos meses depois do início da sua implementação, a ANVISA publicou a RDC nº 824, de 26 de outubro de 2023, em vigor a partir de 1º de novembro, com alterações pontuais objetivando aperfeiçoar a RDC 786.

Os exames laboratoriais fazem parte de uma complexa cadeia de cuidados em saúde e definem condutas médicas. Essa nova regulamentação brasileira para exames de análises clínicas permite que outros estabelecimentos não especializados em análises clínicas possam realizar testes laboratoriais e favorece fragilidades nessa cadeia, ao passo que traz alguns benefícios e atualizações. A Análise do Resultado Regulatório (ARR) da RDC 786/2023 e da RDC 824/2023 ainda será conduzida e é esperado que outros pontos frágeis sejam revistos e alterados.

Os Laboratórios de Análises Clínicas sempre estiveram e estarão na posição central das análises laboratoriais. É o único estabelecimento dedicado exclusivamente às Análises Clínicas. É o único estabelecimento autorizado e competente para realizar todas as etapas de um exame, é o único que reúne diversas metodologias e tecnologias para realizar milhares de análises, utilizando todos os espécimes biológicos existentes, é o único estabelecimento com profissionais especializados e dedicados às análises clínicas, e, principalmente, é o único estabelecimento capaz de fornecer resultados com finalidade diagnóstica.

Não há, no Brasil, estabelecimento da área da saúde mais regulamentado e fiscalizado que os Laboratórios de Análises Clínicas. Todo esse controle, na verdade, traduz a enorme relevância e impacto que o resultado de um exame pode causar na vida de um indivíduo. Exames salvam vidas, quando seus resultados são confiáveis. A sociedade deve estar ciente de que testes de triagem fora do laboratório não são tão rápidos, exigem confirmação e, consequentemente, gasto duplicado.

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC tem como missão estimular o crescimento e a constante atualização do setor de Análises Clínicas em suas competências técnicas, gestão e tecnologia, buscando a melhoria dos processos e a segurança do paciente. A SBAC entende que qualquer estabelecimento que venha a realizar exames de análises clínicas deve seguir rígidas normas sanitárias e primar pela gestão da qualidade, do controle da qualidade e dos riscos, a fim de preservar a integridade dos resultados e garantir a segurança do paciente e de toda cadeia do diagnóstico laboratorial.

Por seu caráter essencialmente científico, em 1969, a SBAC lançou o seu periódico científico, a Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC. Desde então, a RBAC se posiciona como um dos principais veículos nacionais de divulgação de informação científica na área laboratorial e segue no seu propósito de divulgar ciência para os Laboratórios Clínicos do Brasil e dos países da América Latina.

A RBAC está atenta às pesquisas envolvendo os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, Laboratórios de Anatomia Patológica e outros serviços que desempenham suas atividades no âmbito das Análises Clínicas. Para dialogar com a sociedade civil e científica, a RBAC conta com a contribuição dos autores no envio de artigos para divulgação da ciência do laboratório de análises clínicas.

 

Acesse o link para submissão: https://www.rbac.org.br/submissao/

 

  1. Painel Abramed 2022 – https://abramed.org.br/publicacoes/painel-abramed/painel-abramed-2022-o-dna-do-diagnostico/