ESCOPO

A Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC publica artigos trimestralmente de forma eletrônica, no campo da medicina laboratorial e análises clínicas, incluindo Bacteriologia Clínica, Biologia Molecular, Bioquímica Clínica, Citologia Clínica, Gestão e Controle da Qualidade, Hematologia Clínica, Imunologia e Virologia Clínica, Micologia Clínica, Parasitologia Clínica, Patologia Clínica Veterinária e Uroanálise e Líquidos Biológicos.

A RBAC é gerenciada por um Conselho Editorial multiprofissional e multi-institucional. Todas as contribuições enviadas para publicação na RBAC são revisadas por pares, cegamente, por pelo menos dois especialistas na área.

O objetivo da revista é publicar novas informações que levem a uma melhor compreensão clínica-laboratorial dos mecanismos biológicos das doenças humanas, sua prevenção, diagnóstico e manejo. Os manuscritos podem ser submetidos dentro das seguintes categoriais de comunicação científica: Artigo de Revisão, Artigo Original, Carta ao Editor, Comunicação Breve, Editorial, Imagens em Análises Clínicas, Nota Técnica, Posicionamento da SBAC, Relato de Caso.

Além de artigos diretamente relacionados às áreas temáticas citadas anteriormente, também serão considerados artigos sobre biotecnologia, bioinformática, saúde móvel, inteligência artificial e novas metodologias analíticas aplicáveis ​​às análises clínicas.

Artigos de revisão narrativa, artigos originais com tamanho amostral reduzido ou sem análise estatística robusta ou levantamentos epidemiológicos restritos a pequenas localidades ou pequenos centros têm baixa prioridade para publicação, a menos que sejam inéditos ou representem um avanço tecnológico.

Estudos que tratam dos efeitos de drogas e produtos naturais e estudos sobre microrganismos em produtos e materiais não relacionados ao ambiente laboratorial ou hospitalar não fazem parte do escopo da revista.

Os trabalhos e resumos apresentados no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) são publicados em Suplementos (edição complementar), na forma de Anais do Congresso.