50 anos da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

Carta do Presidente/Letter from the President

 carta-presidente

A SBAC está em festa: completaremos 50 anos de história no dia 28 de novembro deste ano. Criada no ano de 1969, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas pôde contar ao longo de toda a sua trajetória com o entusiasmo, a perspicácia e o brilhantismo de inúmeros profissionais que se reuniram na entidade com a intenção de construir um espaço de excelência voltado para o desenvolvimento das análises clínicas.

A sociedade de caráter científico-profissional foi idealizada por nomes ilustres da área, como o professor Mateus Mandú de Souza, João Ciribelli Guimarães, Durval Mazzei Nogueira, Antônio Marques D’Almeida, Ney Haushan e José Abol Corrêa – criador e hoje Diretor administrativo do Programa Nacional de Controle de Qualidade, o PNCQ, instituição patrocinada pela SBAC, respeitada dentro e fora do país, e responsável por monitorar o desempenho dos laboratórios clínicos participantes.

E foi pouco depois de sua origem que a SBAC lançou a primeira edição da Revista Brasileira de Análises Clínicas. De cunho científico e disponibilizada sem custo para a comunidade da área, a RBAC foi se aprimorando cada vez mais com o passar dos anos.

O primeiro Congresso Brasileiro de Análises Clínicas organizado pela entidade aconteceu em 1971. Do primeiro até hoje são 44 congressos realizados de norte a sul pelo território nacional. O CBAC é um encontro anual que envolve atualização científico-profissional e socialização com colegas de todo o país e do exterior, contando com uma qualificada programação científica e uma exposição de equipamentos.

Desde então, seguimos produzindo ferramentas que fomentem o zelo pelo aperfeiçoamento, pela mestria e pela competência, como o Título de Especialista em Análises Clínicas – TEAC, outorgado a profissionais aprovados em concurso de provas escritas e práticas de conhecimento e títulos; o Sistema Nacional de Acreditação – SNA/DICQ, primeiramente departamento da sociedade e logo organização científica de acreditação de sistema de qualidade reconhecida internacionalmente; o Centro de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas – CEPAC, que realiza atividades teóricas presenciais e a distância assim como aulas práticas laboratoriais com objetivo de difundir o conhecimento com a formação de profissionais que façam diferença no mercado onde atuam.

A SBAC se tornou representante brasileira da Confederación Latino-Americano de Bioquímica Clínica – COLABIOCLI, fundada juntamente com sociedades cientificas profissionais da especialidade de outros países da América Latina. Também em âmbito internacional, somos filiados à International Federation of Clinical Chemistry – IFCC, a maior sociedade científica mundial de análises clínicas, à Clinical and Laboratory Standards Institute – NCCLS, da qual vários de nossos dirigentes se tornaram advisors e a International Society for Quality in Healthcare – ISQua. A sociedade é também a mantenedora – Comitê Brasileiro de Análises Clínicas e Diagnóstico in vitro – CB36 da ABNT.

Hoje, a SBAC conta com mais de 4.000 sócios efetivos e possui Regionais e Delegacias em vários estados do país. Para nós da sociedade, essa história é apenas o começo!.

Dr. Luiz Fernando Barcelos

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)