RBAC Especial – COVID-19

Special RBAC – COVID-19

 

1Não tenhamos dúvidas de que o ano de 2020 ficará registrado como um dos anos mais atípicos da história. O Coronavírus, que vem causando impacto em todos os setores da economia e da sociedade, também está provocando uma profunda mudança comportamental. Esforços gigantescos são realizados para contornar minimamente o problema e tentar vencer as dificuldades procurando reduzir os prejuízos. Muitas estratégias encontradas ficarão como legado para o futuro, pois se mostraram eficientes e muitas vezes mais econômicas do que as que vinham sendo adotadas.

Os sistemas de saúde de todos os países estão sendo postos à prova e mostrando suas fragilidades. No Brasil não poderia ser diferente: estamos vivendo momentos de muita angústia e tensão, seja pela insuficiência de leitos de UTI e equipamentos necessários para o atendimento adequado, em decorrência de um déficit histórico, seja pela alta morbidade da doença que atinge níveis de contaminação avassaladores.

Os laboratórios clínicos estão vivendo momentos muito difíceis, encontrando dificuldades com os reagentes disponíveis e com o comportamento atípico da doença – tanto em relação ao vírus em si quanto à resposta imunológica dos pacientes, que não têm seguido o padrão tradicional das demais doenças infecciosas.

A SBAC, sempre atenta às dificuldades do setor, criou num primeiro momento a editoria COVID-19 para concentrar todas as informações disponíveis sobre este assunto. A quantidade de acessos nos gratificou e mostrou que estávamos no caminho certo.

Juntamente com outras entidades, participamos de uma força tarefa com o objetivo de avaliar os reagentes diagnósticos disponíveis no mercado, testando o seu desempenho no decorrer da doença e fornecendo informações valiosas para os laboratórios. Este trabalho é realizado num grupo selecionado de laboratórios do país, com acesso pelo endereço www.testecovid19.org

Também nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro estamos apresentando o SBAC Digital, um evento dedicado a discutir todos os aspectos inerentes à COVID-19, gratuito para os associados da SBAC e para os convidados dos patrocinadores.

A RBAC não poderia deixar de dar sua contribuição em respeito aos nossos leitores cujos acessos à revista têm se mostrado sempre crescente e estamos apresentando este número especial totalmente dedicado à discussão da doença com artigos redigidos por especialistas e que, temos certeza, será de grande valor para o maior entendimento da COVID-19.

Foram selecionados aspectos importantes quanto à biossegurança, os impactos renais, hematológicos e na hemostasia, as características do diagnóstico laboratorial, apenas para citar alguns entre outros não menos importantes sobre a doença.

Por fim, desejamos a todos muita saúde e tranquilidade neste momento de angústia e queremos deixar registrado os nossos sentimentos às famílias que lastimavelmente perderam entes queridos.

 

Luiz Fernando Barcelos                                    

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas