Associação profissional para impulsionar as análises clínicas

 

 

Jerolino_old

Há tempos sabemos que “uma andorinha só não faz verão”, por isso, é importante saber viver em sociedade, pensar no coletivo, onde todos se ajudam e colaboram para um mundo melhor. Na área profissional e nas análises clínicas não poderia ser diferente.

Com isso em mente, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC investiu muito para expandir ainda mais sua atuação a fim de dar a todos os profissionais, estudantes, empreendedores e empresários das análises clínicas oportunidade de crescimento e apoio para seu desenvolvimento profissional e sustentabilidade ao setor.

Não é fácil chegar aos 49 anos de existência e, ainda assim, ser atual. Mas temos conseguido! Em 2015, a SBAC atualizou seu site, marcando presença relevante nas redes sociais mais importantes, disponibilizou um aplicativo que aproximou e facilitou a comunicação entre seus sócios e a instituição, se tornando uma referência em análises clínicas nos meios digitais.

Em 2015, o 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) marcou história: além de pontuar a importante parceria entre Brasil e Portugal, através do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, realizou o 1º Fórum de Proprietários de Laboratórios, que reuniu donos de laboratórios e autoridades nacionais em saúde pública para discutir a realidade política e econômica do setor, mobilizando a classe também com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Laboratórios de Análises Clínicas.

Mesmo sendo uma entidade de cunho científico, acreditamos que para sustentar e fazer prosperar profissionais e laboratórios, precisamos nos unir. Assim, a SBAC, junto a outras entidades de classe como SBPC/ML, FEHOSP, sindicatos e conselhos do setor, vem lutando pelo reconhecimento da importância da área, por reajustes que não acontecem há mais de 20 anos no setor público e melhores condições de negociação no setor privado, para garantir que as resoluções dos órgãos regulamentares da saúde incluam os interesses das análises clínicas, mantendo uma presença constante e atuante junto ao Departamento de Laboratórios da Confederação Nacional de Saúde (CNS).

Durante esta administração, retomamos a Revista Brasileira de Análises Clínicas – RBAC, que agora é 100% digital, obtendo seu registro ISSN online e ainda sua indexação no LILACS e lançamos uma nova publicação, a SBAC no Laboratório (SBAC-L), com informações atualizadas e foco no profissional de bancada, abordando temas como diagnóstico e interpretação dos testes laboratoriais, aspectos técnico-científicos e sistemas de gestão, controle da qualidade e novidades da área.

Através das Regionais e Delegacias, estamos levando cursos de atualização presenciais às mais diversas regiões do País, uma vez que acreditamos que os excelentes profissionais e grandes promessas do setor estão por todo lugar. Temos, no momento, pelo menos cinco cursos oferecidos em três regiões distintas, além de videoaulas, tornando possível o acesso à atualização científica, onde e quando o aluno puder. As inscrições nos cursos online, em diversos cursos presenciais, e até a associação à SBAC, podem ser feitos agora online.

Neste ano, o 43º CBAC vem repleto de grandes nomes das análises clínicas e será realizado entre os dias 26 e 29 de junho em São Paulo, cidade de grande influência nacional e internacional. Com temas dos mais relevantes e atuais, o congresso ainda conta com uma centena de estantes de exposição, apresentação de trabalhos científicos e ótimas oportunidades de networking.

Convidamos todos a baixarem nosso aplicativo disponível para smartphones e tablets iOS, Android e Windows e acompanharem tudo que a SBAC tem a oferecer, conhecer a programação do 43º CBAC, concorrer a prêmios incríveis, fazer parte desde já do 2º Fórum de Proprietários de Laboratórios, que acontece de forma permanente aqui e no portal, e ainda participar do Quiz de Análises Clínicas, testando seus conhecimentos na área!

 

Sejam Bem-Vindos ao Futuro das Análises Clínicas!

Dr. Jerolino Lopes Aquino

Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)